Andrologia

A Disfunção erétil é um problema que acomete parte significativa dos homens a partir dos 40 anos de idade. Pode também ocorrer em indivíduos jovens, principalmente por causas psicogênicas. Supõe-se que a prevalência de disfunção erétil seja subestimada, pois muitos homens relutam em admitir que têm problema, demorando para procurar ajuda especializada. As principais causas de disfunção erétil são: hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, dislipidemia (colesterol elevado) e depressão. Também são causas as alterações hormonais, alcoolismo, insuficiência renal, infarto do miocárdio, obesidade e doenças neurológicas. As opções de tratamento incluem alterações no estilo de vida, aumento da atividade física, medicamentos por via oral ou aplicados diretamente no pênis e implante de prótese peniana. Por se tratar de área com importante impacto emocional, infelizmente verificasse grande variedade de propagandas que oferecem tratamentos ditos milagrosos, sem fundamento científico, devendo o paciente avaliar, criteriosamente, fonte e a qualidade das informações, discutindo-as com o médico de sua confiança.

A ejaculação precoce é um problema muito prevalente que acomete homens sexualmente ativos de todas as idades. Sua causa ainda é discutida, mas acredita-se que envolve hipersensibilidade peniana e desregulação da atividade de receptores serotoninérgicos, que dificultam o controle do reflexo ejaculatório.

O tratamento pode envolver medicamentos e psicoterapia.